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Em 05/05/2025 aconteceu a 9ª aula de Interpretação Bíblica na Unidade do DIC

  • takaraluiza
  • há 12 minutos
  • 12 min de leitura

TEMA: CANTANDO E FAZENDO MELODIAS NO CORAÇÃO


INTRODUÇÃO

1 Crônicas 16.4-7: Trata da 1a adoração com instrumentos.

Tudo indica que foi segundo a vontade de Deus, embora nestes versículos a Bíblia não nos diz por que ele fez isso.

Porém, uma coisa é certa: ele não fez isso contra a vontade de Deus!

Faziam parte da adoração os seguintes instrumentos: Alaúdes (Lira), Harpa, Címbalos e Trombetas

(Cornetas).

2 CRÔNICAS 8.14: Quando a adoração no templo começou com Salomão ele FEZ TUDO como tinha

ordenado seu pai, Davi, HOMEM de Deus.

2 Crônicas 29.25-27: Somente 300 anos mais tarde, foi possível descobrir a razão pela qual Davi colocou os instrumentos na casa de Deus.

MAS O QUE DEUS DIZ NO NOVO TESTAMENTO?

HÁ ALGUMA ORDEM SOBRE O USO DE INSTRUMENTOS?

Meditemos em Efésios 5.15-21:


“...Mas deixem-se ENCHER pelo Espírito, FALANDO entre si com salmos, hinos e cânticos

espirituais, CANTANDO/ENTOANDO e LOUVANDO de coração ao Senhor, DANDO graças

constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo...” “Salmos”, do Grego psalmos, “hinos”, do Grego humnos e “cânticos” espirituais, respectivamente, do Grego ode e pneumatikos.

CANTAR e ENTOAR são sinônimos. O grego equivalente a “entoando” é psallontes, uma flexão do

verbo psallo, que é traduzido por "fazendo melodia“.

“Salmos” vem do Grego psalmos, “hinos” vem do Grego humnos, “cânticos” vem do Grego ode e

espirituais, do grego pneumatikos.

Por...

1) “salmos”, Paulo poderia muito bem estar se referindo aos salmos do Antigo Testamento que foram

escritos para serem cantados. Muitos salmos foram musicalizados e são, hoje, usados pelas igrejas.

2) “Hinos”, poemas religiosos musicalizados, reportam-se a Deus ou são sobre Deus.

3) Cânticos “espirituais” tratam de temas religiosos em vez de seculares e podem ensinar, encorajar,

advertir ou predispor à obediência.

Depois que Jesus Cristo compartilhou o pão e o cálice na ultima ceia com seus discípulos, a passagem

diz:


“Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”. (Mateus 26:30)

Eles foram em direção ao Getsemani, onde Judas e a multidão vieram, prender o Salvador.


Muitas pessoas perguntam logo com respeito às Igrejas de Cristo: “Onde está o órgão”? O não uso

de instrumentos musicais na adoração é opcional, tradicional, excêntrico (que age fora dos padrões comuns), etc, etc, ou é bíblico?

DESENVOLVIMENTO

RAZÕES BIBLICAS PARA CANTAR SEM INSTRUMENTOS MUSICAIS

O NT tem toda a autoridade com relação à adoração cristã (Hebreus 8.13-10.18). Embora os cristãos

aprendam dos princípios imutáveis do VT, eles não seguem seus meios específicos quando se referem à adoração. Incensos, danças, sacrifícios de animais, um sacerdócio separado, o Sábado, três dias santos anuais, musica instrumental na adoração no templo, tudo isso era parte da administração do VT. Essas coisas não fazem parte do NT e, portanto não se encaixam na igreja (eklesia/os chamados para fora) que Jesus Cristo estabeleceu em Atos 2.38, por meio do Apóstolo Pedro.

Desta forma, 150 e outros textos do VT não autorizam a igreja a adorar a Deus com instrumentos.

Sendo assim, como forma de se buscar os melhores exemplos, a pessoa deve olhar para o NT e

perguntar: “Como os primeiros cristãos adoravam”?

O NT não diz EXplicitamente: “Vocês não usarão instrumentos musicais! Aliás, nem proíbe de

maneira direta o batismo por aspersão, o batismo de bebês, orar a Maria ou estabelecer e honrar um Papa.

Contudo, ele IMplicitamente, proíbe todas estas coisas ao especificar como certas outras coisas. Esta

é a chamada “Lei de Exclusão” (exemplo: pegar as bolinhas pretas de uma piscina de bolinhas).

O NT especifica que a música na igreja deve ser a música vocal. O “instrumento” ou o “órgão” é o

coração humano, dando louvor a Deus através dos lábios. Se, comparado ao VT, especialmente à luz da proeminência dos instrumentos na adoração no templo do VT, o silêncio do NT sobre instrumentos é um silencio trovejante. Instrumentos estavam disponíveis para o uso; os primeiros os cristãos, que foram os cristãos judeus (pessoas convertidas que vinham do Judaismo) estavam acostumados a eles; mas a igreja primitiva não os usava.

Leiamos e meditemos em Efésios 5.18-21:

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se ENCHER pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, CANTANDO e LOUVANDO de coração ao Senhor, DANDO GRAÇAS constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.”

Seguindo o mandamento de “ser cheio do Espírito”, no texto grego há muitos particípios que descrevem o que os cristãos que são cheios do Espírito Santo fazem: Eles falam..., cantam..., fazem melodia no coração..., dão graças..., e se submetem uns aos outros.

Os instrumentos musicais não são necessários ou expedientes em cumprir este ensinamento, nem

são capazes de falar, cantar, etc.

Meditemos também em Colossenses 3.15-17:

“Que a paz de Cristo seja o JUIZ em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver

em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a

palavra de Cristo; ENSINEM e ACONSELHEM-SE uns aos outros com toda a sabedoria, e

CANTEM salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo

o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por

meio dele GRAÇAS a Deus Pai.”


Um outro ponto digno de nota é este: o termo “a cappela” vem do latim, significando “ao modo da

igreja”. A própria existência deste termo evidencia o fato de que cantar “à maneira da igreja” é cantar sem o uso de qualquer tipo de instrumentos musicais.

No passado, alguns que defenderam o uso de instrumentos tentaram reivindicar a autoridade bíblica

no uso do termo grego psallo (salmo) em Efésios 5.19. Eles diziam que o termo significava “tanger, dedilhar” um instrumento de cordas. Contudo, estudos lingüísticos concluíram que este termo, como usado no primeiro século, nunca trazia este significado e assim, nunca implicaram musica instrumental. É claro que, se psallo, significasse tanger, dedilhar, haveria 2 resultados: 1) Várias traduções iriam trazer “tanger, dedilhar”, mas é claro que nenhuma das traduções traz assim. 2) O outro resultado seria que tal significado faria o uso de instrumentos musicais imperativo, não somente opcional.

Neste sentido, a) embora alguns defendam que este termo não se refere a instrumentos, b) nos dias

atuais, há que defenda que o termo tenha sim o significado de “dedilhar”, porém, dedilhar as cordas do

coração. Ou seja, de qualquer forma, exclui-se o uso de instrumentos musicais, já que neste último, usa-se o coração como instrumento de adoração a Deus.


CONCLUSÕES

RAZÕES PRÁTICAS PARA CANTAR SEM INSTRUMENTOS MUSICAIS

A introdução de instrumentos, sem autorização bíblica tem criado divisão. O seu não uso, pode

promover unidade, desde que todos concordem que o cântico vocal é bíblico por si mesmo.


“Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com

relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Estas coisas são SOMBRAS do que haveria de vir; A REALIDADE, PORÉM, ENCONTRA-SE EM

CRISTO.” (Colossenses 2:16,17)

O VT foi sombra do que haveria de vir a ser revelado em Cristo.

“Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. Então, que

farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o

espírito, mas também cantarei com o entendimento”. (1 Co 14:14,15)

Vimos que o grego “psallontes” é “entoando” (cantando). E que “psallo” é traduzido por "fazendo

melodia“. Agora, analise a passagem acima: de acordo com 1 Coríntios 14:14-15, se alguém entende que, psallo” inclui o uso de música instrumental, na adoração essa pessoa e todos que estiverem adorando, terão que usar instrumentos, pois Paulo está se referindo a cada pessoa (individualmente): “... Então o que (eu) farei? ...Eu vou cantar...”.

Desta forma, para se buscar o entendimento correto, devemos nos questionar: A maneira como eu

adoro a Deus O agrada? E buscar evidências nas escrituras.



AULA 9 DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA NA UNIDADE DO DIC
AULA 9 DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA NA UNIDADE DO DIC


AULA 8 DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA NA UNIDADE DO SÃO BERNARDO
AULA 8 DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA NA UNIDADE DO SÃO BERNARDO

Em 05/05/2025 aconteceu a 9ª aula de Teologia Bíblica nas Unidades do Guanabara e Campo Grande


TEMA: ORGANIZAÇÃO DA IGREJA


A Igreja do Senhor NÃO É uma organização empresarial, MAS SIM um organismo, como de um corpo humano.

1- A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR O MODELO.

“No deserto os nossos antepassados tinham o tabernáculo da aliança, que fora feito segundo a

ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto.” (Atos 7:44)

“Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio.”

(Êxodo 25:9) O mesmo princípio se aplica para a organização da igreja. Deus nos mostra como a Igreja de Cristo deve ser organizada. Não temos o direito de modificá-la. Devemos simplesmente seguir o modelo que foi entregue no NT.

2- O CABEÇA DA IGREJA – EFÉSIOS 5:22-23.

Cristo é o cabeça e salvador da igreja (Cl 1:18). Como o cabeça, Jesus está no controle de Sua igreja no mundo inteiro. Cristo exerce esse controle pela sua palavra e pelo seu Espírito (Jo 12:48, Rm 8:14).

De acordo com a Bíblia: Na terra não existe nenhum homem ou mulher, nenhum grupo de homens

ou de mulheres, que seja o representante oficial de Cristo, de Deus ou da Sua igreja

3- A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL

A igreja bíblica subdividiu-se em várias igrejas ou congregações (Ekklesia) estabelecidas em diversas

localidades.

Paulo dirigiu-se ao grupo de cristãos em Corinto, chamando-o de “a igreja de Deus” (2 Co 1:1). Cada

igreja, como instituição local, tem autonomia e governo próprio e está sujeita apenas a autoridade

de Cristo através de seus apóstolos e profetas divinamente inspirados, seguindo um único guia

infalível, as escrituras (2 Tm 3:16-17).

Não existe na bíblia, qualquer outra organização que ligue as igrejas entre si, nenhuma sede ou

quartel- general neste mundo ou outra forma de super organização que dirija as igrejas locais, ou

que exerça qualquer autoridade sobre elas.

Todas as igrejas locais que compõem a igreja bíblica estão, entretanto, ligadas pela fé amor e

cooperação (Ef 4:1-6; 2Co 8:24; Rm 15:26). Elas são idênticas no nome, na doutrina e na prática,

sendo qualquer divisão nesse sentido considerada como pecado (1 Co 1:10-15; 3:3). Esta perfeita

unidade e colaboração são possíveis sem uma sede terrena pelo fato de cada igreja local seguir o

mesmo cabeça, Cristo (Cl 1:18), apoiar-se no mesmo fundamento, Cristo (1 Co 3:11), e seguir o

mesmo padrão de autoridade, a vontade de Cristo, conforme revelada no novo testamento (2 Tm

3:16-17).


4- O FUNDAMENTO DA IGREJA: OS APÓSTOLOS E OS PROFETAS – EFÉSIOS 2:19-22

A– Os apóstolos (mensageiros). Jesus escolheu 12 apóstolos para serem testemunhas oculares da

vida dele. Depois da escolha de Matias para tomar o lugar de Judas Iscariotes, não temos nenhuma

referência à continuação deste cargo (At 1:21-22). Portanto, não temos apóstolos hoje em dia.

Obs.: Chamado de Paulo (1Co 9:1-2; 2 Co 12:1-6, 11-13 e Gl 2:8).

Outros também foram chamados apóstolos no sentido de serem mensageiros, mas não como um

cargo oficial(Barnabé At 14:14; Andrônico e Júnias (Rm 16:7; Tiago o irmão de Jesus Gl 1:19 e Jesus

Hb 3:1)

B- Os profetas. O profeta era o porta voz de Deus. Ele recebia revelações divinas e as entregava ao

povo. No primeiro século, as pessoas também receberam dons milagrosos pela imposição das mãos

dos apóstolos (At 8:18-19). Esses dons milagrosos e os cargos milagrosos como os de apóstolo,

profeta, operador de milagres, curas, socorro, línguas, etc... (1 Co 12:28; Ef 4:11) foram necessários

na infância da igreja.

C- O fundamento. Numa construção, é essencial ter uma fundação sólida. Devemos muito aos

apóstolos e os profetas, porque eles construíram a fundação inabalável da igreja de Cristo. Como um

edifício que é construído em cima de uma fundação, mesmo não tendo apóstolos e profetas hoje em

dia, continuamos construindo em cima do fundamento que eles nos deixaram.


5- OS ADMINISTRADORES DA IGREJA: OS PRESBÍTEROS - TT 1:5-9.

Paulo queria que cada congregação tivesse presbíteros, os quais foram chamados bispos

(administradores) e pastores (At 20:17,28; I Pe 5:1-3)

Presbítero: Vem do grego “presbútero”.

Bispo: Do grego “episkopos”

Pastor: Do grego “poimen”.

A- A pluralidade de presbíteros. Cada congregação tinha uma pluralidade de presbíteros (At 14:23:

20:17 e Fp 1:1). Em nenhum lugar na bíblia lemos sobre um só presbítero dirigindo uma

congregação ou um grupo de congregações.

NÃO É BÍBLICO quando há um mais importante que o outro, pois Bispo, Pastor, Presbítero tem o

MESMO PAPEL


B- As qualificações de presbíteros. Não são todos os homens na congregação que podem ser

presbíteros. Por exemplo: não se qualificam os jovens, as mulheres, os solteiros, os recém

convertidos, os sem filhos cristãos, os não aptos para ensinar a palavra, os de má reputação, os sem

domínio próprio, etc...

C- O trabalho dos presbíteros. Os presbíteros são os guias espirituais da congregação e devem velar

pelas almas dos membros (Hb 13:17). Os presbíteros devem vigiar contra falsa doutrina e preservar

a unidade do corpo (At 20:28-31)


6- OS SERVOS DA IGREJA: OS DIÁCONOS - 1 TM 3:8-13

A palavra “diácono” significa servo. No sentido geral, todos os cristãos são servos do Senhor. No

sentido específico, homens de boa reputação e cheios de Espírito e sabedoria foram escolhidos para

fazerem trabalhos especiais da congregação (At 6:3-4).

Eles auxiliavam a liderança em Jerusalém para que os apóstolos pudessem se dedicar à oração e ao

ministério da palavra.


7- OS MINISTROS DA IGREJA: OS EVANGELISTAS -2 TM 4:1-5

Timóteo foi chamado um ministro de Deus e um evangelista (1 Ts 3:2). Paulo se chama de pregador

(2 Tm 1:11).

Outros são chamados de cooperadores e obreiros (1 Co 16:16). Todos estes termos descrevem

servos especiais que se dedicam ao trabalho da igreja, ao ensino e a pregação da palavra. Todos os

cristão devem ser ativos nos ministérios da igreja propagando o evangelho. Mas existem alguns que

são especialmente escolhidos para missões específicas (Rm 10:14-15)


8- OS MEMBROS: OS CRISTÃOS - ROMANOS 12:4-8

Os membros são o rebanho que os bispos devem pastorear (At 20:28-31). Cada membro tem talentos

especiais que podem ser usados na igreja para a glória de Deus. Os membros devem ser submissos e

obedientes aos da liderança (1 Co 16:16 e Hb 13:17)


9- ORGANIZAÇÃO NO CULTO AO SENHOR - 1 TM 2:8-12 E 1 CO 14:26, 33-40

Vemos aqui que os homens têm a responsabilidade dada por Deus de dirigirem o culto público ao

Senhor no primeiro dia da semana. Estas passagens não ensinam sobre a importância, mas sim sobre

a responsabilidade. Homens e mulheres tem responsabilidades diferentes.

A- Igualdade de valores (Gl 3:26-28). Aos olhos de Deus, os homens e as mulheres tem o mesmo

valor. Deus não faz acepção de pessoas baseada em raça, classe social ou sexo (At 10:34-35; Rm 2:7-

11; Ef 6:9)

B- A diversificação de responsabilidades (Gn 2:18; 3:16-19). A mulher foi criada como uma

auxiliadora do homem. O papel da mulher foi definida principalmente como de mãe, e o do homem

principalmente como ode sustentar a família. Infelizmente, nossa sociedade está redefinindo estes

papéis e consequentemente a instituição da família está sendo destruída.

C- O Pai, o Filho e o Espírito Santo são igualmente Deus (mesma essência/mesma natureza), mas Eles tem papeis diferentes. Por exemplo, o Espírito Santo e não o Pai, foi mandado aos homens

como o Consolador (Jo 14:26). Jesus e não o Espírito Santo é o cabeça da igreja (Ef 5:23). No último dia, Cristo entregará o Reino ao Pai, e não ao Espírito Santo. Mesmo tendo responsabilidades

diferentes, não há competição e nem ciúmes entre os três.

D- Qualidades das mulheres cristãs. São muitas as passagens sobre mulheres exemplares: Joana,

Suzana e outras contribuíram generosamente para o sustento de Jesus e dos seus discípulos (Lc 8:3).

Dorcas foi elogiada pelas boas obras e pelas esmolas (At 9:36). Priscila e seu marido Áquila, se

envolveram em evangelismo, abriram suas casa para reunião da igreja e foi considerada uma

cooperadora de Paulo (At 18:26; Rm 16:3-4; 1 Co 16:19). Paulo recomendou Febe como serva da

igreja em Cencréia e saudou Maria, Trifena e Trifosa como trabalhadora do Senhor (Rm 16:1-2, 6,

12). Além desses exemplos, temos muitos outros que destacam qualidades de mulheres cristãs:

-A mulher virtuosa (Pv 31:10-31) As mulheres idosas (Tt 2:3-5)

-As filhas de Sara (1 Pe 3:5-6) As viúvas honradas 1Tm 5:3-16

-As esposas dos diáconos (1 Tm 3:11)

E- Limitações bíblicas para as mulheres cristãs. As limitações são poucas, mas suficientes para

demonstrar que Deus ordenou que os homens, não as mulheres, liderassem as assembleias públicas

da igreja.

1 Tm 3:2 e Tt 1:6: O bispo ou o presbítero deve ser “esposo de uma só mulher”. As mulheres não

podem preencher esta qualificação. Portanto, as mulheres não podem servir a igreja como presbíteros.

1 Tm 3:12: O diácono também deve ser ”marido de uma só mulher”, portanto, mulheres não podem servir a igreja como diáconos.


APLICAÇÃO E DESAFIO

A- Deus revelou a organização da Igreja de Cristo no Novo Testamento. Não devemos fugir do

modelo ou criar hierarquias não autorizadas. O plano de Deus é ter congregações independentes

sob a liderança de uma pluralidade de presbíteros locais.


B- Em assembleias gerais da igreja, quando homens e mulheres estiverem participando, as

responsabilidades da liderança pública em pregação, canção, oração, leitura bíblica, anúncios, etc...,

devem ser dadas aos homens.


C- Entendemos que as mulheres devem cantar nas assembleias, e devem confessar publicamente

que Jesus é o Cristo (Ef 5:19; Cl 3:16 e Mt 10:32-33). Também entendemos que em aulas bíblicas,

quando a situação é mais informal e não temos a congregação toda reunida, perguntas e

comentários são permitidos.


D- As mulheres devem participar plenamente no ensino de crianças e de outras mulheres, tanto em

situações particulares quanto em seminário femininos.


E- Não esqueça a importância da leitura bíblica e da oração na sua vida diária e decore Hebreus

13:17: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como

quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um

peso, pois isso não seria proveitoso para vocês”



AULA 9 DE TEOLOGIA BÍBLICA NA UNIDADE DO GUANABARA
AULA 9 DE TEOLOGIA BÍBLICA NA UNIDADE DO GUANABARA

AULA 9 DE TEOLOGIA BÍBLICA NA UNIDADE DO CAMPO GRANDE

 
 
 

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