Em 03/11/2025 aconteceu a 15ª aula do curso "Deixe a Bíblia Falar" e a formatura dos alunos da Unidade do DIC em Campinas
- takaraluiza
- 9 de nov.
- 5 min de leitura

TEMA: OS DONS MILAGROSOS
Dons Milagrosos e a Atuação do Espírito Santo
I. A Transmissão dos Dons Milagrosos
O texto diferencia o "Dom" do Espírito Santo dos "dons" do Espírito Santo:
O "Dom" do Espírito: É o próprio Espírito Santo sendo dado para habitação interior a todos que obedecem ao Evangelho (Atos 2:38-39). É resultado do batismo em Cristo e foi dado em igual medida a todos os batizados.
Os "Dons" do Espírito: São os poderes milagrosos (como profecia, cura, línguas) operados pelo Espírito em indivíduos específicos. Não foram dados a todos os cristãos (1 Coríntios 12:11, 29-30).
Transmissão (Regra Geral): A autorização para exercer os dons milagrosos (os poderes) era concedida pela imposição de mãos dos Apóstolos (Atos 8:14-19; 19:5-6). A concessão desse poder era acompanhada por uma manifestação visível (Atos 8:18).
II. Orientações sobre o Uso dos Dons
Dons e Espiritualidade: Possuir um dom milagroso não garante maturidade espiritual (1 Coríntios 3:1-3). A igreja de Corinto, cheia de dons, era imatura e cheia de problemas.
O Dom de Línguas:
Eram idiomas (Atos 2:8-11; 1 Coríntios 14:10).
Era um sinal para os incrédulos, e não para os crentes (1 Coríntios 14:22).
Era inferior à profecia (falar da parte de Deus) e não devia ser exercido sem um intérprete para garantir a edificação da igreja (1 Coríntios 14:5, 19).
Ordem e Decência: O exercício dos dons no culto deveria ser ordenado e decente (1 Coríntios 14:26-33, 40), visando a edificação da igreja. O Espírito Santo age sob o controle do crente (1 Coríntios 14:32).
O Maior Dom é o Amor: O uso egoísta e sem amor dos dons milagrosos de nada valia (1 Coríntios 13).
III. Características dos Milagres Autênticos
Os milagres e sinais bíblicos seguiam padrões específicos, que servem de referência para diferenciar o autêntico da farsa:
Características dos Milagres Autênticos |
Instantâneo (acontecia na mesma hora) |
Perfeito (cura completa) |
Evidente e Inegável (visto por todos) |
Despretensioso (sem necessidade de publicidade) |
Sem criar ambiente propício (sem dinâmicas ou êxtase emocional) |
Além da capacidade humana |
Servia a propósitos Divinos (e não egoístas) |
Exportar para as Planilhas
Falsos Sinais: O texto adverte contra falsos sinais e prodígios (Simão, o mágico; Magos do Egito), que são identificados por: uso de hipnotismo, criação de ambiente emocional, e supostas curas que não podem ser constatadas (muitas vezes ligadas a fatores emocionais).
IV. O Propósito Divino dos Milagres
O propósito principal dos milagres não era curar por curar, mas sim confirmar a Palavra de Deus e gerar fé.
Confirmação e Autoridade: Os milagres e sinais serviam para confirmar a mensagem dos Apóstolos (Marcos 16:20; Atos 14:3), dando-lhes autoridade e levando as pessoas à fé em Jesus (João 3:2; 11:45).
Necessidade no 1º Século: Os sinais eram essenciais porque a Palavra de Deus escrita (o Novo Testamento) ainda não estava completa e confirmada como temos hoje (Hebreus 2:1-4; João 20:30-31).
Cessação dos Dons: As profecias e línguas cessarão/desaparecerão (1 Coríntios 13:8-10). O fato de as últimas cartas do Novo Testamento não mencionarem o uso desses dons sugere seu desaparecimento à medida que a revelação estava sendo completada.
Conclusão: O poder de Deus é imutável, mas a forma de atuação muda. Embora hoje tenhamos evidências do poder de Deus (transformação, curas), o principal meio de autoridade é a Palavra de Deus já confirmada. O leitor é desafiado a estudar a Bíblia para concluir se os autênticos dons milagrosos são exercidos comumente hoje, à luz da finalização da revelação.
Em 08/11/2025 aconteceu a 15ª aula do curso "Deixe a Bíblia Falar" e a formatura dos alunos da Unidade do São Bernardo em Campinas

TEMA: OS DONS MILAGROSOS

Em 04/11/2025 aconteceu a 13ª aula do curso de Teologia Básica na unidade do Campo Grande em Campinas

TEMA: O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Introdução:
Uma pessoa se torna uma nova criatura em Cristo e um filho de Deus no momento do Batismo, por causa de sua fé e de sua obediência de coração.
Por crer em Jesus, ter sido purificado de seus pecados, ter nascido de novo, ter ser tornado um filho de Deus é que o homem recebe o Espírito Santo.
A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO
Em João 7. 37-39 nós encontramos uma promessa de Jesus.
Atos 5.32 Deus concede o Espírito Santo “aos que lhe obedecem”.
Gálatas 4.6; Efésios 1.13,14.
Os filhos de Deus são selados. E selo é indicação de propriedade.
Deus olha dos céus e ele distingue os que lhe pertencem dos que não lhe pertencem pela presença ou ausência do Espírito Santo nas pessoas, pela presença ou ausência do selo do Espírito Santo.
O Espírito Santo (como vemos aqui no texto de Efésios 1.14) também é uma garantia (a palavra em outras versões é “penhor”).
Romanos 8.9 – “Quem não tem o Espírito de Cristo não é de Cristo”.
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Hoje em dia ouve-se falar de um que seria outro batismo a se receber: O batismo do Espírito Santo.
Alguns dizem que a pessoa precisa ser batizada em água e posteriormente será batizada com o Espírito Santo.
Mas, a bíblia diz haver um só batismo, e nós já lemos isto em lição anterior (Efésios 4.5).
O Batismo com o Espírito Santo aconteceu no dia de pentecostes e não antes – Atos 1.4-5.
Ele está deixando esta promessa aos seus apóstolos dizendo que vai acontecer dentro de poucos dias – como se fosse um evento único na história
O Batismo com o Espírito Santo foi a promessa que se cumpriu no dia de Pentecostes em Atos 2.16,17.
“Derramarei” – a profecia já havia predito que isto aconteceria. E Pedro disse: “aconteceu”. Naquele dia. Não antes e nem depois.
Deus derramou o seu Espírito sobre toda carne – que quer dizer que Deus tornou seu Espírito disponível a todas as pessoas.
Mas, como é que o salvo hoje pode ser batizada com o Espírito Santo hoje, se o batismo com o Espírito Santo aconteceu uma única vez na história?
Da mesma forma que Jesus morreu uma única vez, o Espírito Santo foi derramado de uma vez por todas sobre toda carne (ou seja, tornou-se disponível a toda a carne).
E da mesma forma que só os que crêem, se arrependem e são batizados recebem o benefício da morte de Jesus (Jesus também morreu por todos, assim como o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne), também com respeito ao derramamento do Espírito sobre toda a carne – só os que crêem, se arrependem e são batizados recebem o benefício do derramamento do Espírito Santo.
Por isso, todos os salvos em Cristo são batizados no Espírito Santo – Em Atos 2.38,39.
Uma vez derramado, o Espírito começou a fazer suas obras, mas nada do que Ele fez se chama “o batismo”. O batismo foi o que Jesus fez com o espírito no dia de Pentecostes.
O batismo foi a promessa do Pai (Atos 1.4-5). Jesus recebeu a promessa do Pai e derramou o Espírito – Atos 2.33.
O Espírito Santo é dado no batismo em água.
Então não existe dois batismos – batismo em água e batismo no Espírito Santo.
Conclusão:
Se você não foi batizado neste batismo não tem o Espírito Santo. E a Bíblia diz: Sem o Espírito Santo não é de Deus.
Seja batizado neste único batismo, crendo no que a bíblia ensina, arrependendo-se dos seus pecados, para a salvação, para o perdão dos pecados, para receber os benefícios da morte de Jesus Cristo.
E aí sim, você receberá, por se tornar filho de Deus o Espírito Santo.
Será selado, receberá o Espírito Santo como penhor, como garantia da vida eterna.
Há um só batismo.




Comentários